TECNOLOGIA AEROESPACIAL

FAB firma parceria com empresa para estudos em tecnologias aeroespaciais

Cerimônia celebrou cooperação com assinatura de memorando de entendimento para desenvolvimento de sistemas modernos
Publicada em: 22/09/2023 14:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de desenvolver estudos conceituais de tecnologias-chave e de sistemas e aeronaves não tripuladas, foi assinado um memorando de entendimento entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Stella Tecnologia Indústria e Comércio Aeroespacial LTDA. O ato foi realizado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e pelo Vice-Presidente Executivo e CEO da empresa, Gilberto André Buffara Junior, nessa quinta-feira (21/09), em Brasília (DF).

A parceria representa mais um passo na realização de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), de Busca e Salvamento (SAR), de emprego de armamento ar-solo e do Posto de Comunicação Aeroespacial (P-COM-AEPC). Com o memorando, ambas as partes se comprometem a definir, de forma coordenada, os conceitos relacionados aos sistemas e veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla UAS (do inglês Unmaned Aerial Systems/Vehicles) englobando, ainda, sistemas habilitadores e interfaces entre sistemas, além de envolver a Base Industrial de Defesa (BID) e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) nacionais na cooperação em pesquisas dos assuntos em questão.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que a ação e a utilização dos equipamentos UAS - que servem tanto para o controle do espaço aéreo quanto para a defesa aérea - estão alinhados com o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). “Que a gente possa cooperar com a Indústria e manter a nossa soberania. Seria muito bom se a gente pudesse decolar com um drone, por exemplo, com todos os itens nacionais, tudo produzido aqui”, expressou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER